Treino Aeróbio e Treino de Força

Por Prof. Claudio Novelli

Aeróbio e força no mesmo treino, pode?

As características dos treinos de força e de resistência são fisiologicamente divergentes. Executá-los em grandes intensidades ou volumes numa mesma sessão ou com poucas horas de intervalo leva à concorrência entre seus resultados, prevalecendo sempre o aeróbio (resistência) pelo ambiente bioquímico catabólico (queima, quebra) estabelecido por seus hormônios intrínsecos, como o cortisol e o glucagon.

Daí vem o nome: treinamento concorrente.

Quando o objetivo é mais simples, como aumentar a queima calórica diária para melhora geral da saúde, o treinamento concorrente é um excelente aliado, muitas vezes aplicado na forma de circuitos ou de treinos com intervalos ativos.

>> Verdades e mitos sobre flexibilidade
>> Caminhe Direito!

Se seu objetivo é ligado à força, como obter hipertrofia (aumento da massa muscular), da potência (força e alta velocidade juntos) ou da força em si (erguer ou movimentar-se contra cargas elevadas), treine especificamente FORÇA.

corrida_homem_mulher_get.jpg_95

Se o objetivo é melhorar a resistência (repetição seguida de um gesto por muitas e muitas vezes sem parar), você deve distribuir seu treinamento em sessões  específicas de resistência e de potência (para manter ou recuperar os músculos queimados na atividade aeróbia), além de aumentar ou manter sua velocidade.

Dica: dê um intervalo de descanso, recuperação, alimentação e hidratação de 4 a 6 horas entre suas sessões, caso precise treinar mais do que uma vez por dia, deixando a sessão de força em primeiro lugar.

Treinar a flexibilidade é primordial para manter a saúde dos tecidos elásticos (fáscias, tendões, ligamentos, pele).

Treinos de pliometria, geralmente feitos com saltos verticais e horizontais, fecham o ciclo de treinamento, aumentando a força reativa dos tendões, o que retarda a fadiga muscular e melhora a absorção de impactos.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s